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miniTruco: Jogo Para Celulares Java ME Grátis E Multiplayer (Bluetooth/GPRS/3G).

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O miniTruco é um jogo de cartas gratuito para telefones celulares e outros dispositivos móveis que suportem Java ME, que pode ser jogado individualmente, ou em grupos de até 4 pessoas (via Bluetooth ou Internet/GPRS).

Não tenho mais trabalhado neste jogo, pois o foco atual é na versão Android, mas ele sempre estará disponível para download, e o código-fonte é livre (GPL v3.0), podendo ser baixado e modificado por quem desejar.

Download e Instalação

Se você consegue navegar na internet usando o celular, vá ao endereço m.chester.me. Gasta-se alguns centavos (as operadoras cobram pelo tráfego de dados) mas vale a pena.

Outra alternativa é baixar para o PC (e transferir via cabo ou Bluetooth, seguindo as instruções do fabricante do celular), usando um dos links abaixo:

O jogo possui uma versão light, que não inclui o multiplayer e alguns pequenos detalhes, mas exige menos memória (se você experimentar erros do tipo OutOfMemory com a versão completa, experimente esta).

Instruções

O jogo é feito com duas duplas, e tanto seu parceiro quanto os adversários são controlados pelo celular (a não ser no jogo multiplayer, vide abaixo).

Mova o joystick do celular lateralmente para escolher a carta, e seleicone ou mova para cima para jogá-la (ou toque-a se o seu celular tiver touchscreen). O joystick para baixo joga ela virada (sem mostrar o valor).

Caso um jogador peça truco, os dois adversários irão decidir se querem entrar (“descer”) ou não (“correr”). Basta que um deles aceite para que o truco ocorra – se o seu parceiro for impulsivo e topar o truco, você não pode fazer nada a respeito. Truco é isso.

Na mão de 11, você poderá ver, por alguns segundos, as cartas do adversário, e vale o mesmo que no truco: se um dos dois aceitar, está aceito.

A maior diferença com relação ao jogo tradicional é que só é possível pedir truco na sua vez (o que não limita muito, já que é raro trucar fora da vez mesmo). Além disso, a carta fechada só é permitida na segunda e terceira rodadas da mão, e só um membro da dupla pode jogar fechada (senão vira “jogo de comadre”).

Para jogar via Bluetooth, um dos celulares deverá acionar o menu Criar Jogo, e os outros entram no menu Procurar Jogo. Ambos estão dentro do menu Bluetooth – se não aparecer, seu celular não suporta o jogo neste modo). O celular que criar o jogo controla a disposição dos adversários e inicia a partida. Caso haja menos que quatro jogadores, as posições vazias são controladas pelo jogo.

Para jogar via Internet (GPRS), entre no menu Internet e selecione uma conexão que ofereça acesso completo (ex.: Claro Dados, Tim Web/Tim Connect). Conexões com proxy (ex.: Tim WAP, Claro WAPGPRS) não irão funcionar. Sua operadora irá cobrar pelos dados transferidos (uma partida transfere em torno de 1 ou 2KB). Escolha um apelido, entre numa sala (o usuário mais antigo da sala controla o funcionamento dela) e boa diversão.

O menu Ajuda oferece instruções para o jogo, explicação das regras do truco e créditos.

Críticas, Sugestões e Suporte

O link para contatos está disponível acima, e críticas/sugestões são bem-vindas. Tento responder a todos os e-mails, mas, infelizmente não tenho muito como ajudar com problemas em celulares particulares (em especial no Bluetooth), pois só tenho um celular J2ME. Você pode tentar deixar um comentário abaixo, ou ainda, buscar nos comentários para ver se alguém já teve o mesmo problema que você..

Créditos

O desenvolvimento e o visual do jogo são de minha autoria. As estratégias da CPU (até o momento) foram desenvolvidas pelo Willian Gigliotti e pelo Leonardo Sellani, e, mais recentemente, pelo Sandro Rodrigo Gasparoto (que também deu uma “animada” na gritaria – parte essencial de um jogo de truco – e desenvolveu o modo “confronto”, que testa uma estratégia contra a outra, além de crirar uma versão para browser, o gTruco).

Código-Fonte

Você pode baixar o código fonte no Github. O reuso é livre, dentro dos termos da licença BSD.

Recomendo a leitura do Guia para Desenvolvedores, que ensina a configurar um ambiente de desenvolvimento, explica a arquitetura geral do jogo (com diagramas de classe e colaboração) e oferece dicas úteis.

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