Por mais que eu respeite o trabalho de criação de logomarcas, não dá pra engolir as hipérboles que a explicação oficial do significado do logotipo do Metrô de São Paulo faz. O metrô tem um ícone muito eficiente, mas, depois dessa explicação, ele ficou muito menos simpático.
Reproduzo na íntegra, essa merece:
<blockquote cite=”http://www.metro.sp.gov.br/empresa/marca/temarca.shtm”l>
“Signo de Comando da empresa, sua forma quadrada é um estímulo que desencadeia associações a partir de sua percepção.
O quadrado é uma forma rica em arestas, associado ao domínio da racionalidade, da impessoalidade e, historicamente, aos pontos cardeais.
Ele agrega significados como firmeza, solidez, confiabilidade, sobriedade, e a igualdade dos seus lados nos transmite o comedimento, a serenidade… é cartesiano, imparcial, e neste sentido nos remete à precisão, ao cálculo, à perfeição matemática, à engenharia…
A Marca da Companhia do Metropolitano de São Paulo em seu contexto semântico, refere-se à sua expansão radial, em direção aos quatro pontos cardeais, conotando o sentido direcional do ir-e-vir, do levar-e-trazer, do subir-e-descer, sua velocidade e sua característica essencial: a interrelação de suas linhas.
Em seu contexto sintático, foi resolvido pelo deslocamento de um quadrado sobre o outro, no eixo diagonal, resultando quatro vetores que se opõem dois a dois, e inseridos num campo também quadrado que os delimitam.”
</blockquote>
(dica do Willian, do Vá de Bike)
Comments
Trestini
Seria um uso oficial do gerador de lero-lero?
Sylvio Haas
A habilidade de encher páginas e mais páginas com frases rebuscadas e descartáveis ao apresentar uma criação publicitária é característica de 90% das agências de propaganda. Os 10% restantes são de agências que ainda estão por ser fundadas...
Taís
Pelo visto não respeita tanto assim o trabalho de criação de logomarcas. Confesso que não sou uma expert já que ainda estou no processo de aprendizado no curso de Desenho Industrial, mas para mim essa explicação é totalmente plausivel e não vejo o porque do deboche ja que li e reli e me remete a várias aulas de teoria da comunicação ou metodologia de projeto ou algo assim. Tudo o que aprendo, ou que estou tentando aprender, parte do pressuposto que sempre deve haver uma razão logica, um significado com uma função de comunicação que não é "inventada" mas sua eficiencia comprovada por estudiosos de várias áreas que se dedicaram a isso.
Mas é claro, sempre pode ocorrer erros e equivocos e eu posso ser uma dessas pessoas que erraram ao acreditar nessas milhares (ou milhões) de provas, estudos e pesquisas...
Chester
Antes de mais nada: não sei exatamente o que são "provas" neste contexto. Quanto a estudos e pesquisas, devem existir milhares mesmo, mas "milhões"? Minha área não é Desenho Industrial, mas como Matemático eu não acho que precise ir muito longe para fazer crer que o material acadêmico e comercial sobre o assunto dificilmente alcançaria este montante - e se alcançasse, dificilmente tanto material seria relevante (acho que nem em Física tem tanta coisa publicada assim).
Por exemplo, uma busca no Google pelo termo "desenho industrial" (com as aspas) retorna 1,5 milhão de links - se 10% deles fossem estudos sérios (um exagero descabido, o número real, na minha cabeça, seria da ordem de muito menos de 1%), estariamos longe dos "milhões" mencionados.
E já que você está começando no meio acadêmico, uma sugestão: cite suas fontes. Citações anônimas na linha como "estudos mostram", "comprovada pore studiosos de várias áreas" e similares são típicas de publicações leigas ou peças de marketing sem embasamento (nem todas o são, só para constar). Diga "o estudo tal e tal, da pessoa tal, publicao em tal lugar, na página tal", e aí a sua afirmação pode ser revisada. Ou então fale apenas por si (o que é mais recomendado num blog :-) ).
Tirado esse elefante da sala, vamos ao que realmente você questionou: é claro que existe um misto de lógica, técnica e - por que não - arte por trás do design de uma logomarca, não questiono isso. O que eu questiono é se realmente o texto colocado (que soa abstrato demais para ser levado a sério) tem qualquer relação com o processo - e, mais ainda, se o público em geral está interessado nesse tipo de minúcia (novamente supondo que o texto não é enrolação, algo do que ainda estou longe de ser convencido, e não estou sozinho).
Ricardo
Realmente o texto esta exagerado. O logotipo do metro de são paulo foi criado pelo renomado escritório Cauduro Martino e faz parte de uma estética funcionalista que procura ser muito simples e muito clara e ao mesmo tempo muito marcante. No design gráfico é comum explicações para os porquês mas esta esta realmente fora da realidade.
Desde quando um quadrado é uma forma rica em arestas ? Se fomos contar, a figura com menos arestas é o triangulo, a segunda ja é o quadrado. Não sei se historicamente o quadrado representa os pontos cardeais, mas dentro da proposta modernista (no qual esse simbolo se encaixa) seria incoerente basea-lo numa caracteristica dessas ja que a mensagem do logo deve ser imediata e remeter ao mais óbvio.
Que é o que acontece, e o terceiro parágrafo explica melhor, ainda com muita pompa. O simbolo do metro simplismente significa: norte sul, leste oeste, que são as duas linhas vermelha e azul
Em resumo, essa explicação parece mais mistica do que qualquer outra coisa.
"é cartesiano, imparcial, e neste sentido nos remete à precisão, ao cálculo, à perfeição matemática, à engenharia" .. um pouco absurdo